-
Continue lendo →: Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti
O Brasil tem uma longa história com a dengue, com o primeiro registro oficial em 1981. Epidemias marcaram a década de 1980, e o mosquito Aedes aegypti se consolidou como vetor. Apesar de campanhas de erradicação, o mosquito se adaptou e o número de casos voltou a crescer. A dengue…
-
Continue lendo →: A relação da saúde mental com o intestino
A relação saúde mental e intestino vai além de “borboletas no estômago”, é uma via complexa e bidirecional, o que significa que o intestino pode influenciar a saúde mental e vice-versa. Essa relação é mediada por diversos mecanismos, em suma: Eixo intestino-cérebro: Uma via de comunicação bidirecional composta por hormônios,…
-
Continue lendo →: Como diferenciar a paralisia de Bell do AVC?
A Paralisia de Bell, também conhecida como paralisia facial periférica, é caracterizada pelo enfraquecimento súbito ou paralisia dos músculos de um lado do rosto. Geralmente causada por inflamação do nervo facial devido ao vírus do herpes, ataca quando a imunidade está reduzida. Distinguir a Paralisia de Bell de um AVC…
-
Continue lendo →: Personalidade e sexualidade egodistônica: compreendendo os desafios
sexualidade egodistônica, outrora considerada um transtorno mental, representa um dilema complexo na jornada de autodescoberta e aceitação. Caracterizada por um conflito entre a orientação sexual e o senso de identidade do indivíduo, essa condição pode gerar sofrimento e angústia significativa. Compreendendo a Egodistonia: O termo “egodistônico” se refere a qualquer…
-
Continue lendo →: Precisamos falar sobre sexo na Terceira Idade
Falar abertamente sobre sexo na terceira idade pode ajudar a quebrar tabus e reduzir o estigma associado à sexualidade na velhice. Isso pode promover uma cultura de aceitação e respeito pelos direitos sexuais dos idosos. A sexualidade na terceira idade é frequentemente cercada por tabus e preconceitos, tanto na sociedade…
-
Continue lendo →: A nova epidemia da Dengue no Brasil
O Brasil tem uma longa história com a dengue, com o primeiro registro oficial em 1981. Epidemias marcaram a década de 1980, e o mosquito Aedes aegypti se consolidou como vetor. Apesar de campanhas de erradicação, o mosquito se adaptou e o número de casos voltou a crescer. A dengue…
-
Continue lendo →: Por que investir em um curso de Sexologia Multidisciplinar?
Crédito da imagem: Google A sexologia multidisciplinar é uma área de estudo que integra conhecimentos de diversas disciplinas, como psicologia, medicina, terapia familiar, educação sexual e sociologia, para compreender os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais da sexualidade humana. Abordagem holística: O curso oferece uma compreensão abrangente da sexualidade, considerando…
-
Continue lendo →: Preciso ter um médico do trabalho na minha empresa?
Crédito da imagem: Google De acordo com a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), que dispõe sobre Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados devem atender às exigências dos Laudos de Medicina e Segurança do Trabalho. No entanto, a…
-
Continue lendo →: Como melhorar a relação médico-paciente: 5 dicas práticas para médicos.
Crédito da imagem: Google A relação médico-paciente é um dos temas mais importantes na área da saúde! É a base para o diagnóstico e tratamento eficazes, pois permite que o médico entenda as necessidades e preocupações do paciente, e que o paciente confie no médico para fornecer informações precisas e seguir as…
-
Continue lendo →: Planejamento de Carreira na Medicina
Crédito da imagem: Google Ter um plano de carreira estabelecido não apenas oferece clareza, mas também ajuda a reduzir o estresse associado à profissão. Com metas e objetivos definidos, você pode focar em suas atividades de forma mais eficaz, sabendo exatamente onde deseja chegar. Além disso, o planejamento de carreira…